Os patógenos podem se tornar virulentos e sua propagação é causada principalmente pela facilidade de viajar para países onde as bactérias e doenças baseadas em vírus estão bem estabelecidas e onde a água de má qualidade, baixos padrões de atendimento hospitalar, condições de vida diminuídas, falta de manuseio e armazenamento adequados de resíduos são cultivados zonas infecciosas. O perigo de infecção aumenta quando os procedimentos adequados não são seguidos por pessoas em áreas de alto risco, como ambientes médicos (infecções adquiridas na área de saúde) e áreas de preparação de alimentos.
Como os agentes patogênicos disseminam a doença
No ar – as gotículas voam pelo ar quando as pessoas espirram ou tossem e as respiram. Por exemplo, catapora, gripe, sarampo e tuberculose.
Contato com Animais – Os animais carregam bactérias nocivas que podem ser transferidas para uma pessoa que é arranhada ou mordida. Este é um problema particularmente em climas tropicais.
Alimentos contaminados – O manuseio descuidado dos alimentos pode causar intoxicação alimentar e aumentar o risco de propagação de bactérias nocivas.
Na água – a água pode conter bactérias nocivas que penetram no corpo quando ingeridas.